Uma arquitetura simples e, ao mesmo tempo, sofisticada,
que desperta a verdadeira sensação de bem estar.
Mas e o que seria o bem estar?
O bem estar é a máxima sensação de conforto que o ser humano consegue atingir. Nele, vivenciamos os sentimentos de liberdade, pertencimento e satisfação.
![](https://static.wixstatic.com/media/66df77_bbae657dabb145d882d8c8afa0478f0d~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/66df77_bbae657dabb145d882d8c8afa0478f0d~mv2.jpg)
Normalmente, em contato com a natureza (nosso habitat natural inicial), por motivos instintivos, despertamos esses sentimentos e, por isso, a reprodução de detalhes da paisagem natural nos espaços construídos pode ser uma ótima estratégia para o desenvolvimento de uma arquitetura leve.
Além disso, conseguimos trabalhar o bem estar a partir de ambientes que transmitam a sensação de amplitude e limpeza, haja vista o sentido de "pouco peso" que esses fatores proporcionam.
Entendendo isso, listaremos, agora, as principais estratégias práticas para se atingir a leveza dentro dos seus ambientes.
Utilização de plantas naturais
Fotos:
As plantas são a natureza viva dentro de casa! Além de possibilitarem diversas composições esteticamente interessantes, muitas delas apresentam inúmeros benefícios fisiológicos para o nosso corpo, seja a partir de substâncias liberadas no ar, seja pelo seu aroma ou pela sua possibilidade de ingestão como alimento.
Além da utilização decorativa, as plantas podem nos auxiliar em vários pontos, tais como:
1. aumentar a qualidade do sono (ex: espada de são jorge)
2. funcionar como elemento cosmético (ex: babosa)
3. garantir aromas agradáveis (ex: lavanda)
4. servir de tempero (ex: manjericão)
Valorização das aberturas de conexão entre interior o exterior
Fotos:
Grandes vãos possbilitam, além do visual da paisagem externa, a entrada de iluminação e ventilação naturais, fatores que auxíliam a percepção da passagem do tempo e do clima, contribuindo, consequentemente, no equilíbrio do nosso ciclo circadiano, popularmente conhecido como relógio biológico.
O jogo de luz e sombras desenvolvido por essas aberturas também estabelece dinamismo e estimula a sensação de amplitude nos ambientes internos, garantindo maior permeabilidade e leveza.
Preferência pela predominância de cores claras
Fotos:
De modo geral, as cores claras possuem um forte poder de transmitir paz, ordem, serenidade, paciência e leveza. Ambientes que apresentam essas tonalidades como base principal se tornam flexíveis, atemporais e mais receptivos para a incorporação de artigos que representam a identidade de quem o habita.
A mistura de tons amadeirados, branco e cinza é uma ótima composição de cores nesse sentido. Agregada ao verde da natureza e/ou a obras de arte coloridas, por exemplo, expressa pura sofisticação e delicadeza.
Exploração de ambientes conectados
Fotos:
Ambientes integrados proporcionam maior amplitude e fluidez. Por sua vez, além de garantir leveza, também estimulam a conexão social entre os indivíduos que se utilizam do espaço, necessidade crescente desde o início da pandemia do Covid 19.
Sendo assim, muito mais do que uma simples estratégia de ampliação de pequenos espaços, essa solução ganha força na medida que torna as residências mais práticas, leves e sociáveis.
Escolha de mobiliário com design minimalista e sofisticado
Fotos:
Os móveis são elementos muito importantes dentro de um ambiente, pois além do caráter funcional, representam design, arte e história. Cada mobiliário deve ter um própósito, sobretudo na arquitetura leve, onde o essencialismo também ganha destaque.
Os modelos mais minimalistas são protagonistas nesse caso, já que ocupam menos espaço, aparentam delicadeza, sofisticação e atemporalidade.
Comments