Ganhando ênfase a cada ano, os materiais naturais vêm apresentando forte destaque nos melhores projetos de arquitetura e interiores. Mesmo com inúmeras opções de revestimentos sintéticos, como papéis de parede e porcelanatos, os naturais apresentam grandes vantagens que os tornam mais especiais. Confira a seguir!
![](https://static.wixstatic.com/media/66df77_65f38a6fb8774e27b81f04d0a5b726ac~mv2.png/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/66df77_65f38a6fb8774e27b81f04d0a5b726ac~mv2.png)
CASACOR GOIÁS 2022
Foto:
Edgard Cesar | CASACOR
Projeto
Morada VENTÚ | Expedito Bezerra e Lucas Panobianco
Além do caráter estético, esses materiais posuem alto valor agregado pelos seguintes fatores:
Sustentabilidade
Por se originarem de matéria-prima natural e, até mesmo, reciclada, tais revestimentos são não poluentes e, desde sua produção até sua aplicação e manutenção, poucos resíduos são gerados, agregando-lhes uma positiva consciência ambiental.
Biofilia
Por nos conectarem com a natureza, a sua utilização nos proporciona um maior aconchego que, agregado a outras questões como o conforto térmico e acústico, estimulam o bem estar de maneira mais intensa.
Além disso, usos terapeuticos e relaxantes são evidentes, por exemplo, a partir do tratamento de água (com a absorção de metais pesados) promovido pela pedra Hijau, muito utilizada em piscinas. Ou com a utilização de seixos no piso de banheiros para massagear os pés.
Exclusividade
Cada peça é única! Na natureza, não retiramos duas lastras de uma mesma pedra, com os mesmos veios, por exemplo. Os revestimentos naturais são, no máximo, muito parecidos e podem ser bastante exóticos, o que os torna super exclusivos.
Sendo assim, ambientes que utilizam os mesmos materiais nunca serão iguais, o que garante muito valor e requinte aos projetos.
Durabilidade
São extremamente duráveis e apresentam um extenso ciclo de vida útil devido à forma como são gerados. Não é a toa que muitas das construções mais antigas da humanidade, construídas com materiais naturais, ainda estão de pé, sendo exaltadas como patrimônio histórico.
Variedade
Assim como um mesmo material pode apresentar diferenças próprias, o que torna cada peça exclusiva, a sua diversidade é imensa na natureza, com inúmeras variações de pedras, madeiras, fibras, bamboos, mármores e granitos.
Vale, porém, salientar que, para o uso de revestimentos naturais, é muito importante o cuidado com onde e como será aplicado, bem como são essenciais suas manutenções, mesmo que em períodos de intervalos maiores.
Vamos, agora, compartilhar alguns ambientes CASACOR, de diferentes edições do ano de 2022, que exemplificam bem a utilização desses materiais. Garantimos muita inspiração!
Madeira, Bamboo e Fibras Naturais
CASACOR RIO DE JANEIRO 2022
Fotos:
André Nazaret | CASACOR
Projetos:
Refúgio Urbano | UPR Arquitetura
SPA Deca | Diego Raposo e Manuela Simas
Pedras Naturais
CASACOR GOIÁS 2022
Fotos:
Edgard Cesar | CASACOR
Projetos:
Aldeia Sala de Banho | Nando Nunes
Living Essência | Alessandra Nahas
Granitos e Mármores
CASACOR RIO DE JANEIRO 2022
Fotos:
André Nazaret | CASACOR
Projetos:
Casa Migrante | João Panaaggio
Lavabo | Manoela Santos e Paulo Scholte
Comments