Traduzindo de forma simples, a Arquitetura Essencial é aquela que
faz sentido e não esbanja exageros.
![](https://static.wixstatic.com/media/66df77_57604ee3fd4d4f7194ff9d2da2caf66f~mv2.png/v1/fill/w_900,h_600,al_c,q_90,enc_auto/66df77_57604ee3fd4d4f7194ff9d2da2caf66f~mv2.png)
Foto:
Provavelmente, agora você deve estar pensando que esse essencialismo se reflete apenas em espaços super minimalistas, sem cor ou sem vida. Na verdade, a arquitetura essencial vai muito além de estilo, ela busca significar e justificar vivências a partir da sua materialização espacial.
Sendo assim, como cada um de nós possui diferentes necessidades, desejos e afinidades, na busca pelo bem estar, podemos afirmar que tal conceito é puramente relativo e exclusivo, considerando que, por exemplo, um lar essencial para um casal de idosos será completamente distinto de um pensado para jovens recém casados, e mais diferente ainda daquele projetado para um jovem adulto que acabou de sair da casa dos pais. Concorda?
Fotos:
No geral, casas desenvolvidas para idosos demandam acessibilidade, mobiliário confortável, ambientes para receber bem toda a família e espaços para expor memórias. Novos casais, com seu primeiro filho, buscam praticidade, segurança e uma disposição de ambientes que estimule o lazer em família, de preferência, com a presença do ar livre. Em contrapartida, comumente, jovens adultos solteiros optam por uma praticidade ainda maior, dentro de pequenos apartamentos que, muitas vezes, apresentam cômodos integrados, envolvendo desde o home office até uma sala descolada para o convívio com amigos nos finais de semana.
Fotos:
Pode parecer simples perceber tais necessidades, mas nem sempre é, e mais difícil ainda é conseguir reproduzí-las no espaço, quando não se têm as ferramentas e os conhecimentos necessários..
O papel do arquiteto é, justamente, traduzir todas essas questões de maneira assertiva e rápida, evitando estresse e prejuízos ao logo do processo de desenvolvimento do seu lar. Desde o diagnóstico bem detalhado até a produção final dos ambientes, esses profissionais criativos têm como dever expressar cuidado, empatia e segurança para a construção conjunta de um sonho.
Que tal garantir o essencialismo e a exclusividade do seu lar?
Comments